Frente do Santuário N. Sra. do Trabalho

Interior do Santuário N. Sra. do Trabalho

Interior do Santuário N. Sra. do Trabalho, quando a comunidade se reúne

A Paróquia  Nossa Senhora do Trabalho, localizada na Avenida Benno Mentz, 1560 no bairro Vila Ipiranga foi fundada em 1955, com sede no Educandário São Luis. No dia 26 de abril  de 1958  foi coroada a nova Imagem a Nossa Senhora do Trabalho.

No dia 06 de maio  de 1960 teve início a construção da Paróquia Nossa Senhora do Trabalho, a qual foi inaugurada no dia 03 de dezembro de 1961 com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom Vicente Scherer.

Em 15 de setembro de 1987 foi elevado Santuário Nossa Senhora do Trabalho. Inaugurado em 17 de outubro de 1987. A obra foi viabilizada com os recursos da Congregação dos Servos da Caridade da Itália e de uma pequena parcela da comunidade da Vila Ipiranga.

A Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho possui atuação voltada a três importantes dimensões do ser humano: Espiritual, Social e Material.

Hoje a Paróquia conta com  um  Pároco - Padre Ivo Ladislau Catane e 4 Padres que atuam em conjunto ao Educandário São Luis, a casa Provincial dos Servos da Caridade e aos seminaristas. Trinta pastorais  um conselho Administrativo  com oito membros da diretoria. Colégio São Luis Guanella, também fazem parte de nossa Paróquia.

O Educandário São Luiz atende cento e quarenta crianças entre 6 e 15 anos, de vilas próximas onde desenvolvemos atividades em turno integral, compreendendo atividades escolares e extracurriculares, como oficinas de dança, informática, judô e esportes.

Também contamos com assistência nas áreas  de nutrição  e religiosa. O Lar São  Luis Guanella que hoje abriga trinta oito idosos carentes e doentes da comunidade, que não possuem familiares e nem condições de sustento, são abrigados e assistidos com dignidade por toda velhice.

Os vicentinos que entregam oitenta ranchos mensais para famílias carentes. E por fim A Pastoral da Saúde  onde fornece medicamentos, fraldas descartáveis, e  equipamentos hospitalares que estão a disposição na farmácia.

O fundador São Luis  Guanella  costumava dizer: "O mundo todo é  vossa pátria e não se pode parar enquanto houver pobres a socorrer. Não existem fronteiras para a caridade."

Igreja Cristo Rei

Igreja São Paulo

Em 15 de setembro de 1987, o Arcebispo de Porto Alegre Dom Cláudio Colling, eleva a igreja matriz Nossa Senhora do Trabalho à categoria de Santuário.

São Luís Guanella:

Fundador da Congregação Servos da Caridade e principal propagador da devoção à Nossa Senhora do Trabalho.

Segunda à sexta-feira
7h e 18h30min