Histórico

A Paróquia Santário Nossa Senhora do Trabalho, localizada na Avenida Benno Mentz, 1560 no bairro Vila Ipiranga, Porto Alegre-RS e foi fundada em 1955, com sede no Educandário São Luiz. No dia 26 de abril  de 1958  foi coroada a nova Imagem a Nossa Senhora do Trabalho.

No dia 06 de maio  de 1960 teve início a construção da Igreja Matriz Nossa Senhora do Trabalho, a qual foi inaugurada no dia 03 de dezembro de 1961 com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom Vicente Scherer.

Em 15 de setembro de 1987 foi elevado Santuário Nossa Senhora do Trabalho. Inaugurado em 17 de outubro de 1987. A obra foi viabilizada com os recursos da Congregação dos Servos da Caridade da Itália e de uma pequena parcela da comunidade da Vila Ipiranga.

A Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho possui atuação voltada a três importantes dimensões do ser humano: Espiritual, Social e Material.

Ao longo desses anos todos, desde 1956 quando assumiu o primeiro Pároco, o Pe. Rômulo Cogliati, padre vindo da Itália, até os nossos dias, passaram ao todo 12 párocos com o atual, Padre Renato Schneider. Tivemos vários padres auxiliares e desde 2017 foi nomeado como vigário o Pe. Rudinei Orlandi e em 2019 assumiu a função de vigário, o Pe. Deoclésio Danieli. Atualmente outros coirmãos auxiliam na paróquia, que ocupam outros cargos pela província, Pe.Mauro Vogt, Pe. Edenilso de Costa, Pe. Rudinei Orlandi, Pe. Atanásio Scwhartz e Ir. Ivan Michels que atuam em conjunto ao Educandário São Luis, a casa Provincial dos Servos da Caridade, escola São Luís Guanella e Lar São Luís Guanella. A paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho conta com aproximadamente 30 pastorais e movimentos,  conselho Administrativo  (CAE) e o conselho pastoral paroquial(CPP).

O Educandário São Luiz atende cento e quarenta crianças entre 6 e 15 anos, de vilas próximas onde desenvolvemos atividades em turno integral, compreendendo atividades escolares e extracurriculares, como oficinas de dança, informática, judô e esportes.

Também contamos com assistência nas áreas  de nutrição  e religiosa. O Lar São  Luis Guanella que hoje abriga trinta seis idosos.

Os vicentinos que entregam oitenta ranchos mensais para famílias carentes e cadastradas e que recebem a visita e são avaliadas as necessidades de cada uma. E por fim, a Pastoral da Saúde que acompanha as famílias dos enfermos, fornece medicamentos, fraldas descartáveis, e  equipamentos hospitalares que estão a disposição na farmácia. Também a pastoral da criança que acompanha gestantes e crianças de 0 a 6 anos e está atuando nas vilas e bairros mais carentes da paróquia e também tem conseguido fazer um trabalho de evangelização, vendo as necessidades espirituais da família que ainda não se inseriram na comunidade cristã e se preparam para iniciar a caminhada da fé através do batismo, a porta da fé que se abre para participação e comunhão com a Igreja.

O fundador São Luis  Guanella  costumava dizer: "O mundo todo é  vossa pátria e não se pode parar enquanto houver pobres a socorrer. Não existem fronteiras para a caridade."